O Republicanos não fará federação com o MDB. Em reunião com todos os presidentes estaduais do partido, nesta segunda-feira (25), o presidente nacional, Marcos Pereira, anunciou que o partido seguirá sozinho para eleição de 2026.
“Em reunião com o presidente nacional, Marcos Pereira, e todos os presidentes estaduais do Brasil, ficou determinado que não haverá federação com MDB”, contou o presidente do Republicanos em Mato Grosso do Sul, deputado Antônio Vaz.
Com o não do Republicanos, o governador Eduardo Riedel (PP) e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) terão que pensar em outro plano para completar a coligação.
O grupo de Riedel e Reinaldo apostava na federação para encaixar os candidatos que não terão espaço ou não querem se filiar ao PP, novo partido de Riedel, e Partido Liberal (PL), futuro partido de Reinaldo.
Sem a federação, é grande a possibilidade de Riedel e Reinaldo adotarem o PSDB como a terceira sigla da coligação, já que o partido tem vereadores que não podem mudar antes da janela de 2028.
Outro partido que está na lista é o PSD, de Gilberto Kassab, que chegou a oferecer o partido para Eduardo Riedel. O governador escolheu o PP, mas não descartou cuidar do PSD em Mato Grosso do Sul.
Riedel e Reinaldo querem reduzir o número de partidos, mas a decisão não está agradando os deputados e candidatos do grupo, que consideram três chapas inviáveis, devido a quantidade de interessados na vaga. Se a estratégia prevalecer, cada chapa terá pelo menos sete deputados disputando a reeleição, número avaliado como inviável pelos aliados.
ims